0

Comprou um monociclo elétrico usado? Seu monociclo ja tem muitos km? O monociclo não carrega ate 100%? Ele desliga com 50%, 30% de bateria disponível?

Estes são alguns dos sintomas que podem aparecer no seu Monociclo Elétrico. Qualquer outro veiculo elétrico que use um pack de bateria de lítio, também se pode aplicar o mesmo conceito. Normalmente querem dizer que a bateria esta com algum tipo de problema. Isso afeta a capacidade e desempenho para entrega de energia ao motor.

Por motivos de segurança. A placa mãe e controladora desliga o Monociclo Elétrico.

No meu caso o Monociclo Elétrico Inmotion V8 foi comprado com mais de 7 mil quilômetros, notei que sempre que saia de casa para andar, e demorava um pouco mais, quando chegava nos 50% ele simplesmente dava o tilt back e desligava. Notei também que a autonomia estava mais reduzida que o normal, quando comparado com outros monociclos do mesmo modelo e marca.

Com estes sintomas, entende se que existe algum problema na bateria. Desta forma decidi fazer a substituição. Trocando as células velhas do pack de bateria por células novas. Para voce fazer isso precisa saber que existe risco de explosão e fogo no caso de algum erro durante o processo. Aconselho voce a pesquisar sobre segurança em baterias de lítio, pack de baterias e BMS. Preste atenção ao que pode acontecer no caso de juntar algum fio que não deveria, molhar alguma célula, montar o pack de forma errada. Em fim são muitas chances de dar errado e para voce conseguir ter sucesso primeiro assista a alguns videos de outras pessoas montando os packs de bateria e quais são os cuidados que se deve ter, depois disso e se tiver confiança pode acompanhar o que eu fiz e deu certo comigo.

Primeiro passo e abrir o monociclo elétrico e retirar a bateria.

Se não tiver ideia de como fazer isto procure no youtube tem vários videos que explicam.

Na bateria, identifique o cabo de energia e o cabo de dados.

Desligue em primeiro lugar a energia, depois o cabo de dados.

Remover os parafusos na carcaça do plástico do pack de bateria.

Se reparar existem alguns parafusos na carcaça de plástico, depois abre facilmente. Repare que existe o born B+ e B- que nos dão a tensão total do pack e as series da BMS que vai de B1 ate B19. Aqui o que eu fiz foi começar a medir cada serie para saber se a tensão estava a aumentar de forma correta em cada modulo. Eu não tirei foto, mas existia um gênero de camada em papel grudada em volta do pack. Servia para proteger os contatos. Pode remover com cuidado, e ter acesso a BMS e células como mostra a foto.

No topo da BMS tem 2 parafusos para remover e ter acesso as células.

Sao 2 parafusos pequenos, um próximo ao B+ e outro ao B- .

Acesso as células e remoção das conexões em nickel e cabos.

Agora que temos como manusear o interior, comece por remover os pontos de solda que unem a BMS com as células.

Remover fitas de nickel e a solda dos fios da BMS.

Aqui eu fiz com um alicate, fui removendo aos poucos. Cuidado para não tocar com o alicate em 2 series ao mesmo tempo e aparecerem chamas. Nao esqueça de guardar os fios que ligam as series de células em baixo da BMS a parte de cima.

Seguem algumas fotos que tirei das células antigas.

O problema quando medi a voltagem delas era que estavam diferentes, em alguns casos 3 ou 4v de diferença. Importante aqui e quando for substituir, comprar células de qualidade. No mínimo a descarga continua precisa ser 10A, no meu caso comprei de 20A. Assim que comprar teste as mesmas, eu tenho um carregador CP-3100. Mas existe também alguns carregadores da Litokala que carregam e testam as células. Inclusive a resistência interna delas também, outra coisa importante e quando fizer as ligações todas as células estarem na mesma voltagem.

Segue agora a organização das novas células antes da solda ponto a ponto.

Deixei também uma foto da célula 18650 que comprei no Aliexpress. Bem fácil de encontrar, leva aproximadamente 1 mês para chegar da china ate o Brasil. Minha dica e comprar em quantidades pequenas para não ser taxado.

Ultimo passo usar as fitas de nickel e maquina de solda ponto a ponto.

Aqui eu segui o mesmo barramento que estava anteriormente. Soldei as fitas de nickel nas células e depois os fios que tinha guardado na BMS. Esqueci de tirar foto no final, mas ficou exatamente igual mas com as novas células. Teve apenas o isolamento que fiz com fita preta elétrica porque não tinha o material igual ao que vinha colado na original, depois coloquei dentro do plástico e fechei o mono. E bom sempre ligar primeiro o cabo de energia e somente depois o cabo de dados.

Leave a Reply