Ter um website hoje em dia se tornou algo imprescindível para quem tem um negócio e quer ter sua presença na internet. Mas com isso surgem as perguntas, será que eu mesmo posso fazer o meu site? Ou será que procuro ajuda?

Para saber a resposta você tem que se perguntar mais algumas coisas primeiro: tenho tempo para aprender uma nova habilidade? Além de aprender a criar o site tenho tempo para atualizar o conteúdo, criar redes sociais e contas de negócio online? Se você tem um negócio e a resposta as perguntas foi sim, então você deveria usar um criador de sites automatizado como Wix ou outro parecido, a Godaddy também tem essa ferramenta de forma gratuita.

Não se esqueça que além do site se faz necessário também caso ainda não tenha feito, criar paginas ou contas em redes sociais como: facebook, instagram, tweeter e outros. Os seus clientes usam estas redes diariamente aqui eles vão procurar o seu negócio. Além disso você pode também promover o seu site.

Criando o meu Website no Wix ou Similar:

Em primeiro vou falar um pouco sobre criar você mesmo o seu website com ajuda de ferramentas que facilitam o aprendizado. Caso sua resposta tenha sido não e acha que não tem muito tempo para perder e quer focar nos desafios do negócio que já tem, pode pular para a sessão Criar meu Website com um Webdesinger ou Programador Web.

Então com um criador de sites automático como Wix ou Godady obviamente a facilidade é o ponto forte, já tem tudo pronto: hospedagem, domínio e não precisa de nenhum conhecimento em linguagens de programação. Em poucos minutos você vai conseguir criar o website para o seu negócio, até aqui só felicidade. Mas depois que você criou o site do seu jeito, bonito, responsivo, digita no Google e pesquisa pelo nome do seu negócio e nada de ver resultados. Aqui começam os problemas…

Mais uma habilidade para aprender SEO search engine optimization ou otimização de conteúdo que resumidamente são boas práticas que motores de busca usam para sempre que alguém faz uma pesquisa, serem disponibilizados nos primeiros resultados o melhor conteúdo para o leitor. Depois você talvez queira adicionar alguma nova funcionalidade ao site específica do seu negócio que não encontra no criador automático, isto é um outro desafio, não existem muitas opções para personalizar e adicionar recursos específicos. Outra peculiaridade é o template que você usou para criar o seu site, ele é usado também por muitas outras pessoas, então se você quer ter uma identidade diferenciada e não ser igual a multidão vai ser difícil.

Se nada do que falei acima é um problema e você gosta de aprender coisas novas, tem tempo e não desanima quando surgem desafios, pode ir em frente e começar a criar o seu site. Como já havia mencionado tem o Wix, Godaddy e outros é só fazer uma busca no Google que vão aparecer várias hospedagens com esse recurso, se tiver alguma dúvida pelo caminho pode deixar um comentário que responderei para tentar ajudar.

Criar meu Website com um Webdesinger ou Programador Web:

Nesta opção você vai apenas conversar com a pessoa que pretende contratar e dizer qual é o objetivo do site, é para vender produtos online? Quer apenas dar informações e ter uma forma dos seus clientes entrarem em contato? Quero um Blog? Quero um e-mail personalizado… e por ai vai, a vantagem é que você não vai ter que se preocupar com as particularidades técnicas de como fazer, criar, desafios, a pessoa que contratar já sabe os passos a seguir como por exemplo: criar uma conta no Google My Business, criar redes sociais para o seu negócio, criar conteúdo relevante relacionado aos serviços ou produtos que você oferece, caso necessário vai ajudar você a planejar e fazer campanhas pelo Google Adwords para conseguir mais tráfego no site.

Hoje em dia existe muita concorrência e muitos negócios na internet, desta forma é preciso não apenas criar o site e colocar seus produtos e serviços lá esperando que apareçam clientes. Alem do site é preciso conteúdo relevante ao negócio para que o Google apresente a sua empresa nos primeiros resultados da pesquisa e isso só se a pessoa pagar ou contratando uma pessoa que entenda de SEO para dar uma ajuda.

Para resumir é bom ter uma presença na internet mas é necessário dar atenção a muitos detalhes, qualquer pessoa é capaz de conseguir criar um site e atingir bons resultados na internet, aumentar suas vendas e desempenho do seu negócio sozinha. Mas obviamente terá que ter tempo livre para pesquisar e aprender vários detalhes relacionados a esse desafio. Como mencionei acima se tem tempo e disposição vá em frente, agora se desanimar ou precisar de ajuda, o melhor é contratar alguém para ajudar.

Leave a Reply